Resultados

Seguem abaixo todas as produções acadêmicas do grupo de pesquisa do projeto MCCM.

Livros publicados/organizados ou edições

Pereira, D.R ; RODRIGUES, M.I.R. . Tornar-se professor reflexivo: Inovando pela necessidade de mudança. 1. ed. São Paulo: Dialética Editora, 2024. v. 1. 108p .

RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; NASCIMENTO, S. M. R. ; MARINHO, L. P. ; SANTOS, L. R. ; DEPIZZOL, F. . Mulheres na Ciência: Par além da sala de aula. 1. ed. Santo André: Editora UFABC, 2022. v. 01. 130p .


Capítulos de livros publicados

Almeida, R.R. de ; RODRIGUES, M.I.R. . Trabalho colaborativo e prática reflexiva no uso da PBL: mobilizando saberes docentes. In: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros. (Org.). Estrategias metodológicas e investigación en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2023, v. 1, p. 177-181.

Pereira, D.R ; RODRIGUES, M.I.R. . Taxonomia de Bloom Revisada: refletindo sobre sua incorporação na prática pedagógica. In: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros. (Org.). Estrategias metodológicas e investigación en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2023, v. 1, p. 353-362.

RODRIGUES, M.I.R.; ENGELMANN, S. M. ; GUILGER, F. ; ROQUE, D. R. R. ; VALINHO, M. ; OLYMPIO, R. . Projeto Guatá: cientistas pelo olhar de crianças em escolas de Diadema. In: Pedro Membiela, María Isabel Cebreiros y Manuel Vidal. (Org.). Perspectivas y Prácticas Docentes en la Enseñanza de las Ciencias. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2021, v. 1, p. 507-516.

RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; NEGRAO, C. S. . .Miiddle School Girls in a Scientific Context and Their Conception About Scientists: What Can Be Learned?.. In: Olivia Levrini $ Giulia Tasquier. (Org.). The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary Challenges Through Science Education. 1ed.Bolonha/Itália: ALMA MATER STUDIORUM, 2020, v. , p. 1270-1276.

RODRIGUES, D. R. ; RODRIGUES, M.I.R. . Imagens dos cientistas por meio de desenhos: estudo exploratório a respeito das concepções dos estudantes e o gênero na ciência. In: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Nuevos retos en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2019, v. , p. 599-604.


Textos em jornais de notícias/revistas

RODRIGUES, M.I.R.; ASSIS, R. ; PEREIRA, S. L. . Conectadas _ Menina Ciência – Ciência Menina. Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da UFABC, PROEC UFABC, p. 109 – 111, 30 out. 2022.
Disponível em:
https://conectadas.proec.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2022/10/6ed.pdf


Trabalhos completos publicados em anaais de congressos

SANTOS, L.R. ; RODRIGUES, M.I.R. . MULHERES NA CIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. In: IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022, Santo André. Anais do IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022.
Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/visimposiopehcmufabc/trabalho/259620 

ENGELMANN, S. M. ; RODRIGUES, M.I.R. . REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA STEM: UMA CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL. In: IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022, Santo André. Anais doIV Simpósio PEHCM UFABC, 2022
Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/visimposiopehcmufabc/trabalho/259544


Resumos expandidos publicados em anais de congressos


RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; NEGRAO, C. S. . Middle School Girls in a Scientific Context and Their Conception About Scientists: What Can Be Learned?. In: ESERA 2019 – European Science Education Research Association. Conference, 2019, Bolonha/Itália. The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary Challenges Through Science Education (Proceedings of ESERA 2019). Bolonha/Itália: ALMA MATER STUDIORUM, 2019. v. 1. p. 1270-1276.
Disponível em: https://www.dropbox.com/s/zwge1hxq8yrvhtp/Strand%2012.pdf?dl=0


Apresentações de Trabalho


RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; ASSIS, R. . Girl Science – Science Girl: Challenges and Opportunities to female representation in the STEM field. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

SANTOS, L. R. ; RODRIGUES, M.I.R. . COMO O CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA PODE CONTRIBUIR NA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS SUAS MONITORAS?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PERES, M. C. ; RODRIGUES, M.I.R. . MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

SANTOS, L. R. ; RODRIGUES, M.I.R. ; CRUZ, D. C. G. . ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA DA UFABC. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

RODRIGUES, M.I.R.; PEREIRA, S. L. ; ASSIS, R. ; ROQUE, D. R. R. . MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA: DESAFIOS E AMPLIAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA STEM. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

RODRIGUES, M.I.R.; ASSIS, R. ; PEREIRA, S. L. . Menina Ciência – Ciência Menina. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PEREIRA, S. L. ; RODRIGUES, M.I.R. . MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO A CONCEPÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO E DA IMAGEM DE CIENTISTA DAS PARTICIPANTES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

ASSIS, R. ; RODRIGUES, M.I.R. . A REPRESENTTIVIDADE FEMININA COMO UM FATOR DE INFLUÊNCIA NA HUMANIZAÇÃO DA FIGURA DO CIENTISTA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

PINHEIRO, N. K. F. M. ; RODRIGUES, M.I.R. . CONCEPÇÕES SOBRE MULHERES NA CIÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; PIMENTA, N. ; NETO, A.M.P. ; BERBERT, J. . Projeto Menina Ciência – Ciência Menina – I SMSTEM-ITA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

pt_BRPortuguese