Edição 2023

Em 2023 realizamos nossa 5ª edição do MCCM, em modelo 100% online abrangendo meninas e mulheres de todo o país e até mesmo de fora dele. Tivemos cientistas palestrantes que trabalham no Brasil e em outros países, além de inscrições vindas de todos os estados do Brasil e também de outros países. Diminuímos as vagas para melhorar o engajamento das meninas e podermos acompanhá-las ainda mais de perto. Foram 50 meninas de escolas públicas e privadas e 23 monitoras de diversas universidades do país que contribuíram para o sucesso do projeto mais uma vez. Além do curso para meninas no ensino fundamental, destaca-se a terceira edição do Curso de Formação para Professores do ensino básico, incluindo licenciandos. 

No primeiro semestre ocorreu o curso para meninas dos Anos Finais do Ensino Fundamentalparticipantes engajaram-se em uma atividade prática contínua ao longo das quatro semanas do curso e assistiram a palestras elaboradas com cuidado por destacadas mulheres cientistas nas áreas de biologia, física, matemática, computação e química, todas disponíveis em nossa plataforma. Além disso, contribuíram ativamente nas rodas de conversa semanais, apresentando questionamentos às palestrantes e realçando sua percepção do potencial para se tornarem cientistas. O acompanhamento diário, conduzido por nossas monitoras voluntárias através de grupos no WhatsApp, visou esclarecer dúvidas, compartilhar o progresso nas atividades e fornecer informações sobre os encontros virtuais. As meninas também participaram de um mini-simpósio, na última reunião, para apresentar a sua atividade prática, dando a elas a oportnidade de serem protagonistas e sentirem o que é ser uma cientista de fato. Ao término do curso, cada participante recebeu um certificado de participação distinto como reconhecimento. 

Uma outra novidade dessa edição foi a separação do curso para as meninas do curso para professores da educação básica e a inclusão de licenciandos. Reconhecendo a importância da colaboração desses profissionais na aproximação das meninas com a ciência, a formação inclui saberes relacionados à equidade de gênero, alinhando-se aos objetivos do MCCM. O curso para professores foi realizado durante três semanas no segundo semestre do ano e contou com a participção de cerca de 80 professores e licenciandos. Os participantes tinham acesso a palestras de mulheres cientistas de renome e a roteiros de atividades para realizar com os alunos, além de um roda de conversa com as cientistas para conversar e tirar qualquer dúvid que surgisse. Na reunião final do curso, os participantes desenvolveram um plano de aula que abordasse as temáticas abordadas no curso e participaram de um mini simpósio para apresentar as suas produções. Ao final, os cursistas receberam um distinto certificado da UFABC pela participação efetiva.

A equipe MCCM agradece a participação de todas as meninas, monitoras, cientistas palestrantes, professores e licenciandos. A edição foi um grande sucesso, novamente, por causa do envolvimento, curiosidade e esforço de todos vocês. É sempre um grande prazer contar e trocar com todos vocês. Que possamos cada vez mais tranformar o mundo para que cada vez mais meninas e mulheres se interessem por áreas da Ciência.

Menina Ciência – Ciência Menina UFABC: Um mundo de possibilidades!

pt_BRPortuguese