Edição 2024

Em 2024 realizamos a 6ª edição do MCCM, em formato online, envolvendo meninas dos Anos Finais do Ensino Fundamental de diversas regiões do Brasil. Tivemos 128 participantes e 24 monitoras voluntárias de diferentes universidades do país. Esta edição contou também com a realização da 4ª edição do Curso de Formação Continuada para Professores da Educação Básica. A equipe organizadora contou também com integrantes das Universidades Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no Brasil, além de organizadoras internacionais, da Universidade do Colorado/EUA.

Realizado no segundo semestre de 2024, durante três semanas, as participantes se envolveram com entusiasmo em atividades práticas e acessaram palestras inspiradoras de mulheres cientistas nas áreas de biologia, física, química e matemática, todas cuidadosamente preparadas e disponibilizadas na plataforma do curso. Nas rodas de conversa ao vivo, as meninas demonstraram curiosidade e iniciativa ao interagir com as palestrantes, refletindo sobre o papel das mulheres na ciência e visualizando-se nesse espaço. O acompanhamento próximo pelas monitoras voluntárias, por meio de grupos no WhatsApp, garantiu suporte diário, fortalecimento de vínculos e incentivo à participação. Na última semana, o mini-simpósio marcou o encerramento do curso, com a apresentação das atividades pelas próprias alunas — um momento especial que reforçou o protagonismo e o encantamento que a ciência pode despertar. Ao final, todas receberam certificado de participação.

Concomitantemente, realizamos a 4ª edição do Curso de Formação Continuada para Professores da Educação Básica, voltado a docentes e licenciandos das áreas de Ciências Naturais e Exatas. Com cerca de 50 participantes, o curso teve como foco valorizar o papel de mulheres cientistas e estimular reflexões sobre gênero no ensino de Ciências, ampliando a perspectiva de educadores de diferentes regiões do país. Ao longo de três semanas, os participantes assistiram a palestras com cientistas, tiveram acesso a materiais didáticos, participaram de rodas de conversa e, ao final, desenvolveram planos de aula que foram apresentados em um mini simpósio. A iniciativa reforça a importância de formar educadores com um olhar atento para gênero e ciência, alinhado aos princípios do MCCM.

A equipe MCCM agradece profundamente a todas as meninas, monitoras, cientistas palestrantes, professores e licenciandos que fizeram parte desta edição. O sucesso do projeto só é possível graças à dedicação, curiosidade e entusiasmo de cada um e cada uma. Seguimos acreditando no poder transformador da ciência e na importância de criar espaços cada vez mais acolhedores para que meninas e mulheres possam sonhar e construir seu caminho nas áreas científicas.

Menina Ciência – Ciência Menina UFABC: A world of possibilities!

Abertura
Curso Formação de Professores
Roda de Conversa
Simpósio
en_USEnglish