About us

O projeto de extensão Menina Ciência-Ciência Menina (MCCM) surgiu com o objetivo de aproximar meninas dos anos finais do Ensino Fundamental das diferentes áreas da ciência. Para isso, busca-se humanizar a figura de cientista e trazer representatividade, colocando-as em contato com mulheres cientistas do Brasil e do mundo. É um evento gratuito destinado a meninas em fase escolar. O curso é composto por palestras e atividades práticas e é realizado pelo Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC). O principal objetivo desta proposta é o de mostrar o papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, ampliando os horizontes de meninas cursando os anos finais do ensino fundamental e humanizar a figura de uma cientista.

Tendo finalizado sua quinta edição, o evento já atendeu, em suas cinco edições anteriores, cerca de 550 meninas entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas como de escolas privadas de todo o país. A partir da sua segunda edição, 2020, o evento passou por mudanças em seu formato devido à pandemia do coronavírus, mas se manteve assim nas edições seguintes para poder aumentar sua abrangência. Desde então, já passou por várias edições sendo a quinta a mais recente finalizada em 2023. Passamos então a contar com meninas de todo o Brasil, além de outros países também. O curso conta com a colaboração de cientistas de grande atuação da UFABC e de instituições parceiras, brasileiras e estrangeiras. Os temas abordados são de diversas áreas, entre Biologia, Astronomia, Química, Matemática, Física, Geologia, Educação, História e Filosofia da Ciência, Espeleologia, dentre outras.

Durante o projeto, as meninas assistem a palestras apresentadas por mulheres cientistas de diversas áreas como Astronomia, Física, Matemática, Oceanografia, Geofísica, Computação, Paleontologia, dentre outras. De forma concomitante, realizam semanalmente atividades experimentais desenvolvidas pela equipe organizadora do curso e são acompanhadas por monitoras estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de STEM de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, para que tenham um aproveitamento ainda melhor do curso.

Como a cada edição são incorporadas inovações, durante a sua terceira edição, o projeto teve parceria com a escola inglesa da cidade de Oldham: The Blue Coat School, na qual estudantes da mesma faixa etária das meninas brasileiras puderam participar do projeto. Além da tradução de todas as atividades para o idioma inglês, tivemos Rodas de Conversa síncronas com mulheres cientistas brasileiras interagindo com os participantes ingleses. Essa parceria trouxe benefícios para ambos os lados, ampliando a visibilidade do projeto e da UFABC, transpondo barreiras geográficas, além de oferecer a oportunidade de reflexão sobre o tema equidade de gênero na área STEM, para estudantes de uma escola inglesa que visava apoio a projetos sociais. Também nessa edição, ocorreu pela primeira vez o Curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica, repetido também durante a quarta edição.

Science Girl Girl Science

“The course as a whole was wonderful, it opened the doors for me to a universe of content that I didn't even know existed. Meeting amazing women and different areas of science brought me a new vision about the world. The classes are rich in content and experiments, all explained in a simple way that awakens our curiosity and even interest in following a scientific career, nowadays I even consider going into some area of ​​science because of Science Girl - Girl Science ”.

Participant of Science Girl – Girl Science (MCCM) 2019.

en_USEnglish