About us

Science Girl Girl Science

É um evento gratuito destinado a meninas em fase escolar.O Curso é composto por palestras e atividades práticas e é realizado pelo  Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O principal objetivo desta proposta é o de mostrar o papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, ampliando os horizontes de meninas cursando os anos finais do ensino fundamental e humanizar a figura de uma cientista.

Tendo finalizado sua quinta edição, o evento já atendeu, em suas quatro edições anteriores, cerca de 5500 meninas entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas como de escolas privadas de todo o país.

A partir da  sua segunda edição, 2020, o evento passou por mudanças em seu formato devido à pandemia do coronavírus, mas se manteve assim nas edições seguintes para poder aumentar sua abrangência. Desde então, já passou por várias edições sendo a quinta a mais recente finalizada em 2023. Todavia,  não deixou de levar à frente a formação de um ideário mais plural de ciência, abrindo horizontes em plataformas online. Com isso, passamos a contar com meninas de todo o Brasil, além de outros países também.

O curso conta com a colaboração de cientistas de grande atuação da UFABC e de instituições parceiras, brasileiras e estrangerias. Os temas abordados são de diversas áreas, entre Biologia, Astronomia, Química, Matemática, Física, Geologia, Educação,  História e Filosofia da Ciência, Espeleologia, dentre outras.

“The course as a whole was wonderful, it opened the doors for me to a universe of content that I didn't even know existed. Meeting amazing women and different areas of science brought me a new vision about the world. The classes are rich in content and experiments, all explained in a simple way that awakens our curiosity and even interest in following a scientific career, nowadays I even consider going into some area of ​​science because of Science Girl - Girl Science ”.

Participant of Science Girl – Girl Science (MCCM) 2019.

en_USEnglish