
The Menina Ciência-Ciência Menina (MCCM) Extension Project was created with the goal of bringing girls in the final years of Elementary School closer to different areas of science. To achieve this, it seeks to humanize the figure of a scientist and bring representation by connecting them with women scientists from Brazil and around the world. This free event is aimed at school-age girls and consists of lectures and practical activities. It is organized by the Center for Natural and Human Sciences at the Federal University of ABC (UFABC). The main objective of this proposal is to showcase the role of women scientists in various fields, broaden the horizons of girls in the final years of elementary school, and humanize the figure of a scientist.
Tendo finalizado sua sexta edição, o evento já atendeu, em suas seis edições anteriores, cerca de 660 meninas entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas como de escolas privadas de todo o país. A partir da sua segunda edição, 2020, o evento passou por mudanças em seu formato devido à pandemia do coronavírus, mas se manteve assim nas edições seguintes para poder aumentar sua abrangência. Passamos então a contar com meninas de todo o Brasil, além de outros países também. Até 2024, o curso manteve – se em formato virtual, e a partir de 2025 teremos a sétima edição do curso em versão presencial.
O curso conta com a colaboração de cientistas de grande atuação da UFABC e de instituições parceiras, brasileiras e estrangeiras. Os temas abordados são de diversas áreas, entre Biologia, Astronomia, Química, Matemática, Física, Geologia, Educação, História e Filosofia da Ciência, Espeleologia, dentre outras.
During the project, the girls attend lectures presented by women scientists from various fields such as Astronomy, Physics, Mathematics, Oceanography, Geophysics, Computing, Paleontology, among others. Concurrently, they engage in weekly experimental activities developed by the course's organizing team and are supervised by undergraduate and graduate student monitors from STEM fields at Higher Education Institutions across Brazil, ensuring they get the most out of the course.
Como a cada edição são incorporadas inovações, durante a sua terceira edição, o projeto teve parceria com a escola inglesa da cidade de Oldham: The Blue Coat School, na qual estudantes da mesma faixa etária das meninas brasileiras puderam participar do projeto. Além da tradução de todas as atividades para o idioma inglês, tivemos Rodas de Conversa síncronas com mulheres cientistas brasileiras interagindo com os participantes ingleses. Essa parceria trouxe benefícios para ambos os lados, ampliando a visibilidade do projeto e da UFABC, transpondo barreiras geográficas, além de oferecer a oportunidade de reflexão sobre o tema equidade de gênero na área STEM, para estudantes de uma escola inglesa que visava apoio a projetos sociais. Também nessa edição, ocorreu pela primeira vez o Curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica, repetido também até a última edição do curso em 2024.
Além das atividades voltadas às estudantes, o projeto também promove o Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, cuja primeira edição foi realizada em 2021. O curso tem como objetivo evidenciar o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação e destacar sua importância para o desenvolvimento da Ciência. Busca ainda discutir abordagens sobre questões de gênero no ensino de Ciências, ampliando os horizontes de profissionais da educação de diferentes regiões do país. Nas edições de 2021 e 2022, o curso foi direcionado a docentes já formados, atuantes na Educação Básica nas áreas das Ciências Naturais e Exatas. A partir de 2023, passou a contemplar também futuros professores, com vagas destinadas a licenciandos dessas mesmas áreas. Até o momento, o curso já atendeu aproximadamente 230 participantes em suas quatro edições.
Nosso grupo de pesquisa – Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências e na Formação de Professores é vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFABC e já conta com inúmeros trabalhos, nacionais e internacionais, apresentados em eventos científicos; artigos publicados; livros e dossiê, que podem ser conferidos na aba “Results”.
Science Girl • Girl Science
“The course as a whole was wonderful, it opened the doors for me to a universe of content that I didn't even know existed. Meeting amazing women and different areas of science brought me a new vision about the world. The classes are rich in content and experiments, all explained in a simple way that awakens our curiosity and even interest in following a scientific career, nowadays I even consider going into some area of science because of Science Girl - Girl Science ”.
Participant of Science Girl – Girl Science (MCCM) 2019.
